Notícias e publicações Athiva

A aplicação das melhores práticas de Governança de TI tornou-se para as organizações uma das principais ferramentas de impulso no crescimento e na geração de valor agregado sobre os serviços prestados. Estudos recentes demonstram que organizações que melhoraram a Governança de TI tiveram um crescimento real, 20% maior que outras organizações no mesmo setor. A aplicação das melhores práticas de Governança de TI está relacionada com a definição estratégica quanto à tomada de decisões e o apontamento de responsabilidades, tendo como objetivo, estimular comportamentos desejáveis na utilização da Tecnologia da Informação.

1

3

4

2

Athiva recebe premio MPE-2015.

O MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas foi criado pela Rede de Cooperação Brasil e é um reconhecimento concedido anualmente às micro e pequenas empresas que se destacam em suas categorias, cuja atuação sirva de referência no esforço de mobilização para a melhoria da competitividade em seu segmento.

A Athiva recebeu o premio em solenidade realizada no SEBRAE-PE no dia 24 de novembro de 2015.

Obrigação do PDTI no estado de Pernanbuco.

Considerando a necessidade de otimização e economicidade na utilização dos recursos existentes e disponíveis, através da escalabilidade, integração e interoperabilidade entre as soluções e sistemas de Tecnologia de Informação e Comunicação – TIC, no âmbito da administração direta e indireta, o Poder Executivo do Estado de Pernambuco decretou que, por intermédio do 40.330 de 24 de janeiro de 2014,  a aquisição ou locação de bens e de serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC destinados ao atendimento das necessidades dos órgãos e entidades da administração direta e indireta do Poder Executivo Estadual devem contar no Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) do Órgão.

Sistema para Gestão do PEI/PETI/PDTI

 O GESTI  é um software de gestão estratégica elaborado para organizações públicas ou privadas. Ele é utilizado na fase de elaboração do planejamento e na execução das ações. Fazendo uso do GESTI é possível gerenciar as medidas, as metas e seus desdobramentos, os indicadores e as anomalias. Através de relatórios, de gráficos e do painel de controle os gerentes, coordenadores, diretores e presidentes têm uma visão dos indicadores e da instituição. 

Etapas da metodologia de elaboração do PDTI

 A Athiva Soluções Digitais é uma empresa que hoje atua preferencialmente na execução de serviços de Elaboração de Plano Diretor de Tecnologia da Informação e das Comunicações.

Já realizou diversos projetos desta natureza em Governos Estaduais e Municipais, hoje está executando um contrato, cujo objeto é a elaboração dos PDTI´s de todos os órgãos da Administração pública do Estado de Pernambuco.

O Termo de Referência deste projeto está baseado na metodologia de Elaboração de PDTIC do Ministério de Planejamento e Gestão do Governo Federal, cujo documento segue em anexo.

Abaixo apresentamos um breve resumo desta metodologia, adequando-a ao termo de referência que deu origem a contratação.

O Objetivo deste Sistema é apoiar a elaboração dos trabalhos, servindo de repositório e de metodologia para automação e sistematização dos PDTI´s.

A intenção é que o processo de elaboração de PDTI´s seja automatizado, e que os consultores tenham uma ferramenta que traduza a metodologia e que otimize o tempo e a dinâmica do projeto.

Abaixo apresentamos algumas linhas gerais desta metodologia.